15 maio, 2008

Nada como reconhecer um erro

Tenho um grupo de amigos(?) no yahoo. Temos uma história comprida e complicada. Intruncada, eu arrisco.
Um desses dias, após o jogo de futebol do Atlético e do Cruzeiro, um amigo bissexual atleticano mandou uma piada de cunho homossexual à respeito dos cruzeirenses. Eu demonstrei minha indignação pela piada dizendo que não concordo com essa perpetuação de estereótipos. "Se fosse só pelos times, foda-se". Mas não era.
Então recebi vários e-mails dos outros amigos(?) falando que esse falso moralismo que demonstrei, junto com outras expressões politicamente corretas (no geral), são hipócritas e só cobrem a realidade com eufemismos e não fazem nada para mudá-las. Isso me deixou bastante frustrado e muito puto.
Mandar o e-mail demonstrando minha indignação já é algo feito para mudar! Mandei porque eu não concordo com piadas desta natureza uma vez que, ao meu ver, essa é a maneira mais eficiente de se perpetuar estereótipos (não é gay, é viado; não é negro/preto, é negão/neguinho; não é louco/mentalmente desestruturado, é maluco/doido). São emparelhados estímulos agradáveis, como o riso e o prazer sádico de falar mal dos outros, com expressões que denigrem outrem. Obviamente o resultado é essa sociedade maravilhosa em que vivemos.
Quando criticam uma pessoa preta por um serviço mal feito, nunca se diz que ela é incompetente. Se diz: olha lá! TINHA que ser preto! Quando criticam um gay por beijar em locais públicos, não é porque vai contra os "MEUS" costumes e valores. Se diz: esses gays filhos de putas! Tem que gostar de levar na bunda, mesmo! Quando alguém usa justificativas baseadas em divindades para acabar um argumento, não se diz que ela não consegue utilizar os mesmos argumentos usados pelo seu interlocutor. Se diz: crente é foda! Quando um ateu faz algo moralmente errado, não se pensa no por quê. Se diz: ateus têm que morrer! Esses descrentes.
Gente, ninguém percebe essas coisas? Ninguém percebe que a porra da perpetuação acontece porque NÓS usamos essas expressões? Porque NÓS continuamos ensinando nossos filhos com esses execráveis exemplos? Puta que pariu! E ainda se dizem não preconceituosos!!
Mas o meu erro foi me meter em algo que eu não conheço. Futebol. Aparentemente, quem gosta do jogo tem um círculo social onde idiotices como preconceito não alcançam. Eles estão numa esfera de companheirismo e compreensão que não perpassa pelos conceitos utilizados para definir essas desgraças passadas hereditariamente. Na verdade, meu erro foi ter aprendido a nossa fala. Sem ela eu poderia viver sem me sentir impelido a me intrometer por me sentir ofendido quando uma pessoa que tem uma opção sexual diferente da esperada por essa entidade social autoritária é chamada de "viado filho da puta".
Vão tomar nos seus cus!

2 comentários:

PAULA disse...

tá, visualiza: eu pego a sua mão, aperto levemente e abaixo a cabeça!
Está aqui declarado o meu afeto por você!
divirta-se com ele =D
Porque esse gesto fala sozinho tudo que eu quero te falar nesse momento =)
mil abraços!

PAULA disse...

KEN LEEEEEE
TULIBU DIBU DOUCHUUUUU
(vou ficar o fim de semana inteiro cantando isso...)